Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Cunha é preso em brasília por decisão de Sérgio Moro

Publicado por Leticia Silva
há 8 anos

Cunha preso em braslia por deciso de Srgio Moro

O ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi preso nesta quarta-feira (19), em Brasília, segundo a GloboNews. A previsão da Polícia Federal (PF) é a de que Cunha chegue a Curitiba no fim desta tarde. A prisão dele é preventiva, ou seja, por tempo indeterminado.

Na terça (18), juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça, determinou a prisão de Cunha.

O G1 tenta contato com a defesa do ex-presidente da Câmara.

O peemedebista perdeu o mandato de deputado federal em setembro, após ser cassado pelo plenário da Câmara. Com isso, ele perdeu o foro privilegiado, que é o direito de ser processado e julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Processo

Moro retomou na quinta-feira (13) o processo que corria no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Cunha.

Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. Na segunda-feira (17), Moro intimou Cunha e deu 10 dias para que os advogados protocolassem defesa prévia.

Como o STF já havia aceitado a denúncia, Moro apenas vai continuar o julgamento do caso, a partir de onde o processo parou na Suprema Corte.

O processo foi transferido para a 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná após Cunha perder o mandato de deputado federal.

Junto com o cargo, ele também perdeu o direito à prerrogativa de foro - o chamado foro privilegiado, que lhe garantia a possibilidade de ser julgado apenas pelo STF.

Agora, toda a ação penal contra o ex-deputado deverá correr nos trâmites normais do Judiciário para qualquer cidadão. Isso significa que o julgamento contra Cunha poderá passar por todas as instâncias até que seja definida uma condenação.

No despacho em que recebeu a denúncia, Moro fez questão de lembrar que o MPF retirou a acusação de crime eleitoral contra Eduardo Cunha. O motivo, segundo o juiz, foi o fato de que a Justiça Federal não poderia julgar crimes eleitorais. Isso cabe apenas à Justiça Eleitoral.

Cláudia Cruz, mulher de Cunha, já responde por lavagem de dinheiro e evasão de divisas na Justiça Federal do Paraná. De acordo com as investigações, Cláudia Cruz foi favorecida, por meio de contas na Suíça, de parte de valores de propina de cerca de US$ 1,5 milhão recebida pelo marido.


fonte: G1

  • Publicações8
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações810
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cunha-e-preso-em-brasilia-por-decisao-de-sergio-moro/396263594

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Interessante. Cunha tranquilamente foi "fotografado sem querer" sendo revistado em um aeroporto esta semana. Sergio Moro é criticado pela parcialidade em editorial de grande revista de direita e articulista da Folha faz o mesmo. Moro escreve para a Folha criticando-a por "liberdade de imprensa" por publicar texto que o critica. Cunha perdeu muito o poder, quase nada tem hj de poder, mas, é amigo forte de Temer. O endereço de Cunha todo mundo sabia mais nada houve até hj, quando o imparcialíssimo juiz o acerta. Agora acharam ele. Temer volta correndo do Japão. Temer é ignorado na reunião do BRICs, a imprensa russa noticiou , mas, aqui não se sabe de nada. Os minions (com suas fantasias amarelas) chamavam Cunha de "Meu malvado favorito", mas, agora "vibram" com sua prisão, Moro e lava jato dizem que não há provas contra ninguém do PSDB (que gracinha, tucano só morto), vide link http://jornalggn.com.br/noticia/moro-reafirma-que-lava-jato-nao-tem-provas-contra-tucanos-no-caso-da-propina-der10-mi. Parece uma novela. continuar lendo